Funil de Inovação

O objectivo de qualquer projeto de desenvolvimento de produto ou processo é levar uma idéia do conceito à realidade, fazendo convergir para um produto específico que pode atender a uma necessidade do mercado de uma forma econômica, manufacturable.
O processo global de desenvolvimento começa com uma ampla gama de entradas e, gradualmente, refina e seleciona dentre eles, a criação de um punhado de projetos de desenvolvimento formais que podem ser empurradas para a conclusão rápida e introdução. Esta noção pode ser ilustrado como um funil convergente (acima).
Na sua forma mais simples, o funil de desenvolvimento fornece uma estrutura gráfica para pensar sobre a geração e seleção de opções alternativas de desenvolvimento, e combinando um subconjunto destes em um conceito de produto. Uma variedade de diferentes idéias de produtos e processos entrar no funil para a investigação, mas apenas uma fração se tornar parte de um projeto de desenvolvimento de pleno direito.
Gerenciando o funil de desenvolvimento envolve três tarefas ou desafios muito diferentes. A primeira é ampliar a boca do funil - a organização deve expandir sua base de conhecimento e acesso à informação, a fim de aumentar o número de novos produtos e novas idéias de processo. O segundo desafio é estreitar a gola alta - ideias geradas devem ser examinados e recursos focados nas oportunidades mais atraentes.
O objetivo não é apenas para aplicar recursos limitados para projetos selecionados com o maior retorno esperado, mas para criar uma carteira de projetos que atendam os objetivos de negócios da empresa, reforçando simultaneamente a capacidade estratégica da empresa para realizar projetos futuros. O terceiro desafio é garantir que os projectos seleccionados cumprir os objetivos previstos quando o projeto foi aprovado.
Dois modelos dominantes do funil de Desenvolvimento
Estes modelos são padrões gerais que mostram os tipos de empresas escolhas têm de fazer.


Modelo 1 (acima) é comum em tecnologia, empresas intensivas maiores que dependem principalmente em seu grupo de pesquisa e desenvolvimento para gerar idéias para tecnologias, produtos e processos.
Incentivo é dado a gerar muitos mais idéias do que será aplicada, e estes são então rastreadas de várias maneiras e em vários estágios.
Modelo 2 (acima) é um top down modelo comum em pequenas start-ups empreendedoras, em que as apostas firmes em um único projeto. Em ambas as ilustrações os círculos representam novos produtos; sombreamento indica o grau de desenvolvimento, eo tamanho da escala do projeto.
Referências
-
Wheelwright. SC e Clark. KB, 1992, revolucionando Desenvolvimento de Produto, The Free Press, New York.